Já ouviu falar em skincare sandwich? Apesar de levar o nome de um dos lanches mais populares em todo o mundo, ela nada tem a ver com a comida sanduíche. Trata-se de uma das muitas tendências de beleza que viralizam no TikTok: a técnica se propõe “encapsular” ativos entre camadas hidratantes para otimizar a retenção de umidade e reduzir irritações.
Na teoria, a ideia é simples: basta aplicar uma camada leve de hidratante ou produto aquoso antes do ativo, seguido pelo próprio ingrediente (como vitamina C, ácido hialurônico ou retinol), e finalizar com um hidratante mais espesso para selar tudo, o que vai criar um 'sanduíche' protetor na pele.
E será que isso é mesmo uma novidade? Será que ela funciona para todos os tipos de pele? Apesar de parecer inovador, especialistas apontam que esse conceito já circula há anos entre dermatologistas.
Ao Purepeople, a dermatologista Marcella Alves, da Onne Clinic (RJ) detalha tudo o que você precisa saber antes de aderir (ou não) a essa nova trend.
"O método pode ser adaptado a diferentes tipos de pele, mas não é indicado para todos. Pessoas com rosácea ativa, dermatite atópica, pele extremamente sensível ou barreira cutânea comprometida devem ter cautela, pois a aplicação de múltiplas camadas pode aumentar a irritação", alerta a expert.
Já as peles oleosas ou acneicas devem evitar hidratantes muito densos na etapa final. "Eles podem obstruir os poros e agravar o quadro. A técnica, portanto, pode ser benéfica quando bem ajustada, mas sempre deve ser personalizada conforme o tipo e a necessidade de cada pele", orienta a médica.
Para Dra. Marcella, o segredo está em equilibrar as texturas. "O ideal é começar com um hidratante leve ou loção aquosa, que forneça umidade à pele, seguido pelo ativo desejado, como ácido hialurônico, vitamina C ou retinol, e finalizar com um hidratante mais espesso, que tenha ceramidas ou componentes que reforcem a barreira cutânea", indica.
Tudo deve ser feito, é claro, diante da orientação de um médico que já conheça as especificidades da sua pele.
"Em peles oleosas, o passo final pode ser feito com gel ou emulsão leve para evitar oleosidade excessiva. Essa sequência cria uma camada protetora que reduz a perda de água e minimiza a chance de irritação, mantendo os benefícios dos ativos sem agredir a pele", analisa.
Quando a técnica está sendo usada de forma incorreta, a pele costuma dar sinais rapidamente, orienta a médica. "Vermelhidão persistente, ardência, descamação exagerada, coceira ou sensação de repuxamento indicam que a barreira cutânea está irritada ou sobrecarregada", indica.
"Em peles oleosas, o surgimento de espinhas ou comedões também é um alerta. Nessas situações, o ideal é interromper a rotina, focar em hidratação leve e procurar um dermatologista para ajustar os produtos e frequência de uso. O skincare sandwich é uma estratégia interessante, mas deve ser aplicada com bom senso e orientação profissional para trazer resultados reais sem comprometer a saúde da pele", finaliza a médica.